O FDA aprovou, neste último dia 30 de janeiro, o Vismodegib (Erivedge®) para tratamento do câncer de pele. Trata-se de um medicamento oral, que deve ser tomado 1x ao dia e indicado para tratamento de paciente portadores de carcinoma basocelular (CBC) localmente avançado ou metastático.
O medicamento funciona inibindo a via molecular conhecida como “hedgehog“, que está muito ativa na maior parte dos carcinomas basocelulares. É uma quimioterapia moderna, do tipo terapia-alvo que é um tratamento para o câncer que ataca diretamente um alvo molecular que existe no tumor do paciente.
O FDA baseou sua aprovação nos resultados apresentados numa pesquisa clínica multicêntrica de fase II, chamada ERIVANCE BCC. Este estudo envolveu 104 pacientes portadores de carcinoma basocelular localmente avançado ou metastático que recebiam a dose diária de 150 mg de vismodegib 1x ao dia1.
A decisão do FDA foi feita após avaliação de 96 pacientes desta pesquisa que demonstrou redução significativa dos tumores em 43% das pessoas tratadas com duração média de resposta de 7,6 meses.
Os efeitos colaterais mais detectados com o tratamento foram: cãibras, alopécia (queda de cabelo), perda de peso, náusea, diarréia, fadiga, alteração do paladar, redução do apetite, constipação intestinal, vômitos e artralgia (dor nas articulações).
Agora é aguardar a liberação da ANVISA para utilização no Brasil já que este medicamento vai fazer a diferença no tratamento dos pacientes com carcinoma basocelular localmente avançado que atualmente não são candidatos para cirurgia ou radioterapia. Com certeza vai ser possível aumentar o resgate cirúrgico destes pacientes.