Não é fácil descrever todos os sinais e sintomas que podem indicar a presença de câncer. O câncer agrupa diferentes doenças na mesma definição, mais de 100 tipos distintos de câncer, que afetam diferentes órgãos e sistemas do corpo. Se você sentir algo diferente do habitual, é sempre bom fazer uma visita ao médico e fazer um onco check-up.
Os exemplos a seguir são alguns sinais ou sintomas do câncer que você deve levar a sério caso persistam por mais de duas ou três semanas:
• Alteração no hábito intestinal (diarréia ou constipação) e da bexiga
(pouca urina);
• Perda de sangue ou eliminação de secreção não usual pela vagina,
pelo ânus, na urina ou pelo mamilo;
• Dor na boca, garganta, nariz, ouvido ou na pele que não tenha alívio
com analgésicos;
• Presença de nódulo, endurecimento ou caroço na mama, no testículo
ou qualquer outro local do corpo;
• Indigestão persistente ou dificuldade de engolir;
• Mudança recente numa verruga, sarda ou em um sinal (crescimento,
mudança de cor, sangramento, prurido);
• Tosse seca incômoda, rouquidão ou perda da voz;
É melhor verificar o mais cedo possível se há algo de errado.
A maior probabilidade é que não seja um câncer, mas caso seja, quanto mais precoce for detectado e tratado, melhor é o resultado1.
Mancha branca na boca pode se sinal de câncer?
Olá,
Algumas manchas brancas localizadas na parte interna da boca ou no lábio podem ser leucoplasias. Usualmente são firmes e não saem com a fricção. As leucoplasias são lesões consideradas pré-cancerígenas. No entanto, nem toda mancha branca na boca é uma leucoplasia. Outras doenças como a candidíase e o líquen plano também podem se manifestar desta maneira. Consulte seu médico ou seu dentista para investigar esta alteração.
Olá Durvalia,
Algumas manchas brancas na boca podem significar leucoplasia. Este tipo de mancha é considerada uma lesão pré-maligna. A biópsia é um excelente método para avaliar corretamente este tipo de lesão oral.
já tive câncer de mama retirei toda mama direita fiz quimioterapia radioterapia já faz onze anos graças adeus nunca mais voltou a doença