
Photo Credit: Emily Raw via Compfight
Se o cabelo vai cair ou não, isso depende da quimioterapia ou da combinação de medicamentos que você estiver recebendo. Não é um efeito colateral de todo regime de quimioterapia – alguns medicamentos quimioterápicos sempre causam perda e algumas nunca o fazem.
A fim de manter seu cabelo em boas condições, trate-o com delicadeza. Evite tingi-lo ou fazer permanente e não use secador ou rolos aquecedores. Tudo o que possa danifica-lo (tal como escova ou alisamento) também deve ser evitado.
Com frequência, o cabelo fica mais fino e perde o viço. A queda, é gradual e ocorre de 2 a 3 semanas após o início da quimioterapia1. O cabelo volta a crescer, após o término da quimioterapia, geralmente na mesma taxa do que antes do tratamento. A maioria das pessoas volta a ter o cabelo normal após 6 meses. Por vezes, ele pode ficar mais macio e mais encaracolado do que anteriormente e a sua cor pode sofrer uma ligeira alteração. Importante lembrar que nem todos fármacos para quimioterapia provocam a alopécia.
Pergunte a seu médico os efeitos colaterais que o tratamento poderá trazer. Você pode se preparar para a queda cortando os cabelos, caso saiba de antemão que ele vai cair. É possível usar bonés, chapéus, lenços ou perucas. Você pode também optar por assumir sua calvície. Essa é uma decisão sua!
Isso mesmo. O meu comecou a cair a partir da segunda quimio. Cortei curto, depois passei maquina 4. Usei lenco uns 4 meses, depois assumi minha carequinha. Meus filhos rasparam a cabeca junto comigo rs. Tres meses do final ja cresceu totalmente, cheio, agora totalmente liso, preto com focos brancos meio Wilian Bonner. To amando minha nova imagem.