Como é o período pós-operatório?1
Esta é uma pergunta difícil de responder!
A cirurgia pode ser utilizada como tratamento mais importante para o câncer. Assim, o porte da operação pode variar desde uma simples biópsia até uma cirurgia citorredutora com quimioterapia peritoneal (HIPEC) que leva muitas horas.
Após a cirurgia, pode ser que você precise de cuidados extras por parte dos médicos e da equipe de enfermagem. O seu pós-operatório poderá ser em casa, na ala de internação clínica ou até mesmo no CTI.
É rotineira a monitorização da sua condição clínica durante a internação, seus dados vitais (pulso, pressão arterial e temperatura) serão acompanhados com uma certa frequência até o momento da alta hospitalar.
Logo depois da cirurgia, você poderá necessitar de usar um cateter nasal ou uma máscara cobrindo sua boca e nariz para fornecer a você mais oxigênio que ajudará você a se recobrar da anestesia.
Cada um sente dores de maneira diferente. A quantidade de dor ou desconforto também varia, tudo depende da cirurgia que foi realizada. Caso você sinta alguma dor ou desconforto, fale imediatamente com a equipe de enfermagem para que seja providenciado alívio (analgésicos). Informe também se estiver sentindo enjôo, para que possa ser providenciado medicamento contra náuseas.
Tubos, drenos e sondas2
Quando você acordar, poderá estar com uma série de tubos no local. Todos eles tem uma função específica. Alguns pacientes precisam de uma infusão intravenosa. Uma cânula (tubo fino) é introduzida numa veia em seu braço ou, ocasionalmente, numa veia em seu pescoço. Soros ou quaisquer remédios que você precisar podem ser administrados por meio dela, enquanto você se recupera da cirurgia. Uma vez que você possa ingerir líquidos novamente pela boca, a infusão será retirada. O tempo decorrido antes que você possa beber e comer normalmente irá variar de um dia a mais de uma semana, dependendo de sua operação.
Pode ser necessária a introdução de um tubo para a drenagem do conteúdo estomacal, isso vai remover o acúmulo de secreção que se aloja aí e que podem causar ou piorar a sensação de náuseas. Este cateter é passado através do nariz e não afeta sua capacidade de falar. As secreções são drenadas para dentro de um reservatório ou podem ser aspiradas com uma seringa.
Alguns pacientes precisam de um cateter (tubo) posicinado na bexiga para drenar a urina. Ele não será deixando no local por mais tempo que o necessário.
Toda vez que um tecido é cortado, é normal o acúmulo de sangue ou líquido (seroma) na região operada. Pode ser que seja necessária a colocação de um dreno (um tubo de látex ou silicone) no local operado. O objetivo é a retirada destes fluídos do local de sua operação. Usualmente este é removido dentro de poucos dias.
Entre em contato com seu médico para ter noção de como pode ser seu período pós operatório. Esta informação pode reduzir a ansiedade e expectativa ajudando a uma rápida recuperação.
minha fez uma cirurgia de uma retirada de um tumor malogno no pancreas hoje esta com cinco dias que ela ainda se encontra na uti mas esta nun quadro estavel se recumperando bem